Manutenção em caldeiras

Manutenção em caldeiras

São várias as aplicações de uma caldeira, seja para fornecimento de água quente, vapor ou geração de energia. Para a instalações de maior porte, o modelo mais indicado são as caldeiras aquatubulares. A estrutura principal de uma caldeira aquatubular é composta por dois tubulões (superior e inferior) conectados por tubos. O tubulão inferior (comumente chamado de água ou lama) é o que recebe água para ser aquecida e transformada em vapor. Esse vapor é levado ao tubulão superior (também recebendo o nome de vapor) através dos tubos já comentados. Neste tubulão superior o vapor é imposto a determinado ponto de pressão e então liberado através da saída. Grande parte dos setores industriais utilizam caldeiras, para diversas funcionalidades, das mais simples (como esterilização e limpeza de tanques ou ferramentas do setor alimentício e fornecimento do calor necessário para as estufas de secagem no setor madeireiro) às mais complexas (aquecimento de tubulações e reservatórios de óleo para que ele flua livremente e gere uma boa combustão, na indústria de petróleo e derivados).

Como qualquer outra máquina, as caldeiras estão suscetíveis a deteriorações. Como a água é a base de seu funcionamento, seu tratamento deficiente pode acarretar na presença de oxigênio e dióxido de carbono, levando à corrosão dos tubos condutores de água/vapor. A deterioração da caldeira e suas partes pode levar ao seu mau funcionamento, trazendo resultados ineficientes para a produção e gerando custos inesperados. A forma básica de preservar a vida útil de seu maquinário é através da correta manutenção de seus componentes.

Podemos te ajudar nessa manutenção! A JAMO Equipamentos, líder no mercado nacional na fabricação de aquecedores indutivos para diversas aplicações, também atua na prestação de serviços. Dispomos de diversos equipamentos para locação e técnicos capacitados para o acompanhamento de todo o processo do serviço de aquecimento e remoção dos tubos conectores de caldeiras. Caracterizada pelo aquecimento rápido e controlado, a uma temperatura de aproximadamente 1000°C, os tubos sofrem uma dilatação térmica e, após seu resfriamento, encolhem de forma a facilitar sua remoção. O aquecimento por indução reduz significativamente os custos da obra e o tempo de parada, bem como proporciona um serviço mais seguro. Todos os equipamentos JAMO são fabricados de acordo com as normas NR-10, NR-12 E NR-33 e não utilizam chamas, o que aumenta a segurança de seus procedimentos.

Veja a baixo o processo de aquecimento e remoção de cotocos (tubos cortados) ligados aos tubulões, através do aquecimento indutivo, tecnologia JAMO:

 


Voltar