Tratamento Térmico
Esta necessidade é caracterizada pelo aquecimento superficial ou total da peça e tem por objetivo modificar as propriedades dos aços e de outros materiais através de um conjunto de operações que incluem o aquecimento e o resfriamento em condições controladas.
Processo muito utilizado na indústria em eixos, flanges, tubos, fusos, buchas, hastes de cilindros, facas industriais, engrenagens, pinos, garfos, êmbolos, ponteiras e uma infinidade de peças complexas. Nossos equipamentos são customizados para cada tipo de aplicação. Nossa tecnologia permite atingir camadas de têmpera de 1 a 20 mm de profundidade.
Recozimento: tem por objetivo remover tensões internas, diminuir a dureza melhorando assim a usinabilidade, produzir uma microestrutura definida, melhorar as propriedades elétricas e magnéticas, alterar as propriedades mecânicas como resistência e ductilidade ou ainda ajustar o tamanho dos grãos.
Normalização: tem como objetivo refinar o grão e melhorar a uniformidade
da microestrutura da peça.
Pré-aquecimento: O pré-aquecimento consiste em introduzir uma fonte de calor adicional na peça quando se executa uma soldagem; no entanto, muitos não o consideram como um tratamento térmico. O aquecimento pode muitas vezes ser feito em uma faixa de temperatura que varia de seis a doze vezes a espessura da peça e pode ser obtido por Indução. O pré-aquecimento tem como objetivo diminuir a velocidade de resfriamento de uma junta soldada, tornando menores as tensões residuais. Em metais com alta condutibilidade térmica, facilita as operações de soldagem. Em aços, favorece a difusão do hidrogênio e reduz a ocorrência de zonas afetadas pelo calor com altos níveis de dureza.